segunda-feira, 8 de abril de 2013

C. S. Lewis - Os quatro amores





Quem nunca ouviu falar em Nárnia ? Pois bem, o seu escritor Clive Staples Lewis (1898- 1963) não escreveu apenas esta grande obra, mas também escreveu Perelandra, Cristianismo Puro e Simples, Cartas do diabo ao seu aprendiz, entre outras.
Comecei a me interessar mais por suas obras depois de assistir um * documentário sobre sua vida pessoal - onde explica o porquê de suas obras possuírem traços cristãos tão fortes.
Após ler os quatro primeiros livros de Nárnia, tive a curiosidade de ler Os Quatro Amores após ver uma ótima resenha no * youtube.
Lewis dividiu o amor em quatro vertentes nesta obra, e se empenhou em explicar a diferença entre elas e sua importância, os tipos de amor existentes para ele eram:  Afeição, Amor, Eros, Caridade, e as formas delas se manifestarem era através do amor-necessidades, amor-doação e apreciativo.

O amor-Necessidade clama a Deus de nossa pobreza; o amor-Doação deseja servir ou mesmo sofrer por Deus; o amor Apreciativo exclama: “Nós te damos graças por tua glória”. O amor-Necessidade diz a respeito de uma mulher: “Não posso viver sem ela”; o amor-Doação anseia por fazê-la feliz, dar-lhe conforto e proteção - e, se possível, riqueza; o amor Apreciativo contempla e prende a respiração, fica em silêncio e se rejubila de que tal maravilha possa existir, mesmo que não seja para ele; não ficará inteiramente deprimido se a perder, pois prefere isso a jamais tê-la visto. "

No capítulo quatro ele fala exclusivamente sobre a amizade, diz que este o termo é marginalizado atualmente, e esse sentimento hoje tem pouco haver com  "aquela Philia que Aristóteles classificou entre as virtudes ou a Amicitia sobre qual Cícero escreveu um livro." Nos nossos dias amizade é mais superficial, comunalmente confundida com a simples afeição.

 " Lamb diz em algum lugar que se dentre três amigos (A, B e C) , A morresse, então B perde não só A mas também a “parte de A em C”, enquanto C perde não A mas “a parte de A em B”. Em cada um de meus amigos existe algo que somente um outro amigo pode trazer plenamente à tona. Por mim mesmo não sou grande o bastante para fazer com que o homem total entre em atividade. Quero outras luzes além da minha para mostrar todas as suas facetas. "


 Neste mesmo capítulo ele ainda comenta sobre a amizade pura, casta entre homem e mulher, para ele só é possível que sentimento tão forte entre pessoas de sexo diferente não se transforme em Eros quando  há algo no outro que não o atraia fisicamente. Vocês concordam?

" Quando as duas pessoas que descobrem estar palmilhando a mesma estrada secreta são de sexos diferentes, a amizade que surge entre elas irá facilmente transformar-se - talvez depois da primeira meia hora - em amor erótico. De fato, a não ser que sejam repulsivos um ao outro fisicamente ou que um ou ambos já tenham outros compromissos, é quase certo que isso aconteça mais cedo ou mais tarde. E, inversamente, o amor erótico pode levar à amizade entre os amantes." 



13 comentários:

  1. Estou adorando esses posts, Gabi. Muito bom conhecer melhor alguns autores.
    Quanto à pergunta final, tenho que concordar com ele. É muito difícil continuar só amigos quando há atração (minha opinião pessoal).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gabi nossa, fiquei lisongeada com sua mensagem.
    Fiquei muito feliz, até porque você foi muito amavél com o que você acabou de me escrever. Obrigada de Coração.
    E também, achei linda também a mensagem que o Claudemir me escreveu, pois fiquei feliz de uma pessoa que não me conhece, como você também disse que não, falar que sou uma pessoa iluminada. Nossa, isso é muito bom de se ler de outra pessoa.
    É um sentimento bom que senti quando li e me sinto muito bem por dentro.
    Que Deus abençoe não só o autor, mas você também minha querida. Obrigada pelo carinho =] Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que apareço aqui e já dou de cara com um texto sobre o meu escritor de todos os tempos: C.S.Lewis!

    Esse é um dos poucos livros que eu não li ainda. Tá na minha lista!

    Abraços!

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem eu gosto muito das cronicas de Narnia mas por esse titulo eu não me interessei sei lá não me deu vontade de ler

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do CS Lewis, mas dele u confesso que só conhecia mesmo as Cronicas de Nárnia! Mas achei mt interessante esse livro e a forma como ele é dividido!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Linda, estou passando aqui para dar uma aviso, pois estou fazendo uma limpa em meu blog e principalmente na parte de seguidores. Gostaria de saber qual é o nome que você usa como seguidora para que eu não apague por favor, pois estou verificando cada blog. Vou aguardar sua resposta e aproveitando passa lá para ver as novidades da MODO EDITORA e me desculpa pelo transtorno, mas é que tem gente que fala que segue e linka e não faz entendeu ? Entao para poupar meu tempo comentando em blog que nem me visita, eu posso tá visitando outros...enfim...Espero que entenda. beijinhos linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!
    Achei o post muito interessante!
    Eu quando bati o olho e vi o nome já lembrei de Narnia!
    Gostei de saber mais sobre essa outra obra dele!
    Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro bem filosófico. EU gosto de livros assim.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. Oie linda, tudo bem ?
    Passando para te convidar para ver as novidades em meu blog e também pedir para você me dar uma força entrando no Grupo do meu Blog no facebook e ME SIGA se ainda n tiver ok ?. Se vc tiver algum link me manda que eu curto tá ?
    Outra coisa, achei legal esse texto que escreveu. Interessante.

    E olha, eu adoro Narnia...legal essa obra ai. Nem sabia que tinha xDDD...parabens pelo post

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Não sabia que o autor tinha outros livros...
    Gostei do post.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Miguxa, tudo bem com você ?
    Estou dando uma passadinha lógico para dizer que estou sentindo sua falta e também para avisar que te indiquei para uma TAG super criativa que me mandaram. Espero que goste...beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2013/04/tag-alfabeto-literario.html

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia as outras obras do autor, mas essa parece ser bem interessante.
    Adorei!

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha! Parabéns!

    Bjs

    Andreia Marques
    http://www.contoseuconto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir