terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Victor Hugo - Ex- presidiário ; Preconceito

Voltei, senti saudades de escrever aqui, sobre minhas leituras.
Mês passado, terminei de ler o primeiro volume de "Os Miseráveis" de Victor Hugo.  Acho que escrever uma resenha decente desse livro, seria algo extremamente difícil de fazer, pois é um dos livros mais ricos que já li, então me contentarei de apenas fazer alguns comentários.

A estória é sobre um homem "miserável', chamado Jean Valjean, que é preso por roubar um pedaço de pão. O tempo que ele passa na cadeia, apenas serve para que seu coração se endureça.

"Uma estatística inglesa constata que, em Londres de cada cinco roubos, quatro têm como causa imediata a fome. Jean Valjean entrou para as galés soluçante e trêmulo ; saiu de lá impassível. Entrou desesperado, saiu sombrio."

Ao sair da prisão é rejeitado por todos, pois ninguém quer abrigar um ex-condenado, um homem "perigoso", isso só o faz sentir cada vez mais desolado, até quando ele encontra um padre, um homem verdadeiramente de Deus que lhe oferece ajuda, mas mesmo assim, ele rouba a prataria do padre que era a única coisa que ele possuía de valor pois era herança de família. Na manhã seguinte é pego pelos policiais com a prataria mas o padre para proteger Jean Valjean diz que a prataria era um presente. O padre fez aquilo para que ele tivesse uma segunda chance.E este ato mudou sua vida!

" ' Lembre-se de que me prometeu tornar-se um homem de bem.  Acabo de comprar-lhe a alma. Furto-a ao espírito de perdição para entregá-la a Deus! ' Essas palavras vinham-lhe à memória sem parar."

E você daria abrigo ou emprego ao um ex-presidiário? Segundo o Departamento de Reintegração Social da secretaria da Administração Penitenciária em 2007 dos mais de 12 mil ex-presidiários que eles prestaram atendimento apenas 458 conseguiram emprego!!!


8 comentários:

  1. Muito boa a postagem, parabéns!
    Eu adoro Hugo e o seu universo literário ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriella.

    Quero muito reler "Os Miseráveis"! Faz tempo que quero comprar alguma boa edição da obra, mas ainda não consegui fazer isso.

    Legal a sua reflexão. Trazendo isso pros dias atuais. Ressocialização é algo complicado mesmo e espero que isso melhore. A falta de interesse do Estado e da população em si de reintegrar o ex-detento é muito pequena. Muitas vezes eles querem uma chance, porém não é concedida. Uma pena.

    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Achei maravilhosa sua postagem e o contraste com preconceito contra ex presidiários.

    Confesso que ainda não li a obra, mas assisti parte dessa última adaptação hahaha eu chorava mais que tudo, aí nem terminei.
    Mas já coloquei umas obras do autor na lista, quero ler 'O Homem que Ri', adorei o enredo a ver uma adaptação por esses dias.

    bjs e um ótimo feriado!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriella! Adorei a postagem. Faz a gente pensar. Nunca li o livro mas recentemente assisti o filme e nunca tinha parado pra pensar nisso...
    Ah, brigadão pelos comentários no meu blog :)
    Você disse que nunca leu HP, né? Eu nunca terminei, haha. Agora não me sinto mais deslocada :P

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Ainda não sei quando terei a oportunidade de ler este livro, mas espero que seja logo e que eu goste muitoooo. rs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não tinha lido nada sobre este livro apesart do nome não ser estranho. Gosto de livros desse estilo também, eles costumam ser bem rico e que nos faz pensar. É dificil dizer se nós aceitariamosa ex presidiários. Sabewmos que existem pessoas que realmente mudaram na cadeia, existem aquelas que forsam por engano (infelizmente) e aquelas que fingem que mudaram... Acho que essa terceira possibilidade é que mais assusta. O que nnão é legal porque existe muita gente por ai que nunca foi preso e é uma pessoa tão ruim quanto. Mas enfim,.. gostei da sua resenha e estou seguindo o seu blog.
    bjs
    Naty Rangel
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriella! Adorei o que disse sobre o livro. Nunca tinha lido sequer uma linha dele. Gostei dos trechos. Imaginei que seria algo totalmente de outro mundo haha Mas pelo que li ali em cima, tem jeito de ser acessível ;)

    Realmente, esta questão de empregar ex-presidiários ainda é bem complicado. Infelizmente, pelas tantas questões sociais, ainda sabemos dos riscos que os empregadores correm. Num lugar onde o presidiário fica totalmente deixado à Deus dará, e não tem nenhuma atividade para ocupar sua mente, já podemos imaginar o que ele "planeja" quando sair dali. É um pensamento preconceituoso, eu sei rs Mas ainda assim, ainda não penso outra coisa. Claaaro que toda regra tem sua exceção; apesar de serem poucas.

    Beijos!
    www.bibliotecarialeitora.wordpress.com

    ResponderExcluir