terça-feira, 25 de setembro de 2012

Com a ponta dos dedos e os olhos do coração

Livro muito emocionante, que conta a estória de Fernando ( uma criança de 9 anos),sua relação com a Bisavó que não enxerga mais e os colegas de classe.
Fernando é uma criança sozinha. Sua mãe trabalha o dia todo e na escola ele sofre bullying , só amigo da 3a serie que conversa com ele.

" Toda vez era a mesma coisa. Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo para escanteio. (...) Queria ter amigos e não conseguia. Acho que era por causa do óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado. A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos (...) Que defeito tão grava era aquele que o afastava de todos?

Quando chega em casa sempre conta com a ajuda de sua Bisa que está sempre pronta a lhe dar bons conselhos, e isso também é motivo de chacota entre seus colegas de escola que falam que ele é infantil por estar sempre com ela. 

" - Nando, Nando não tenha medo nem se envergonhe de ser amoroso com os velhos. Quantas vovós não tem com quem conversar e seus netos nem se lembram que elas existem?
- Eu sei, Vó Bisa. Mas queria fazer alguma coisa pra eles me respeitarem.
- A primeira coisa é se respeitar. (...) A segunda é defender-se e impor-se. Acho até que uns cascudos em alguém não vão ser o fim do mundo. (...) desde que seja na hora certa e por motivos justos."


Certo dia ele pergunta para a Bisa como é não enxergar e ela lhe explicou que é escuro mas ela vê com a ponta dos dedos ( que é como se tivessem vários olhinhos) e com os olhos do coração, que com este ela sabia quando ela estava triste ou feliz por exemplo. E que se ela pudesse voltar a ver apenas por um momento ela gostaria de ver um cometa, pois quando ela era menina ela e seu avô (avô de Fernando) viram um cometa juntos e a partir daquele momento ficaram juntos para sempre, e ela gostaria de relembrar esse momento feliz.
No decorrer do livro ele vai aprendendo a defender-se dos "valentões" da escola e surge uma oportunidade de ele pesquisar sobre o cometa Halley e fazer um trabalho sobre ele, só haverá um ganhador em toda a escola. Mas seu objetivo principal não é ganhar é fazer desse trabalho uma chance para sua amada Bisa realizar seu sonho ; ver o cometa novamente, mas isso será um desafio pois ela não vê através de olhos físicos.


  • Editora do Brasil S/A 
  • Escritora Leila Rentroia Iannone
  • 36 páginas. Publicado em 1986

6 comentários:

  1. Que lindo que deve ser esse livro! Muito sensível! :)
    Beijo. Nadia

    ResponderExcluir
  2. Nossa que estoria bonita, agora estou com vontade de ler

    Ah o novo layout ficou bem bonito

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia esse livro.
    Parece ser lindo. Vou procurar para ler.
    E só tem 36 páginas? Deve ser parecido com As Frangas do Caio Fernando, curto mais emocionante :)
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. nao conhecia esse livro nao viu, parece ser uma leitura legal.
    ^^
    bomdia

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Não conhecia o livro, mas parece ter uma história bonita e sensível. Gostei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro e, apesar de não fazer muito o meu estilo, acho que deve ter uma história lindíssima. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir