quarta-feira, 27 de março de 2013

Retorno 2013 / A arte de amar



Fiquei muito tempo sem vir por aqui - mais de cinco meses, então estou morrendo de saudades!
Não sei ao certo o que me levou a parar de escrever, talvez tenha sido a falta de assunto ou mesmo a preguiça, mas independente do motivo que me fez temporariamente a desistir do blog eu voltei!

Gostaria de compartilhar com vocês rapidamente o primeiro livro que li esse ano, o porquê o li e falar um pouquinho sobre o autor, o livro é -  A arte de amar de Ovídio. O que me levou a lê-lo além do fato dele ter sido recomendado pela minha tia, foi que ele foi bastante comentado nas minhas aulas da faculdade.
Pois bem, ele foi escrito 1 a.C por um garanhão chamado Públio Ovídio Nasão, seu pai queria que se tornasse advogado, para manter o status, pois sua família era tradicional,  mas ele insistia que seu dom era a poesia. Cedo começou a ler seus poemas em público conseguindo assim fazer amizades com  intelectuais da época, e mais tarde passou a ser o predileto da alta sociedade, sendo convidado as melhores festas onde era constantemente aplaudido.
 Ele se casou três vezes, e era um verdadeiro Don Juan, dizia que gostava das altas, baixas, loiras, morenas, instruídas ou ignorantes o importante era que fossem belas e tivessem menos de 40 anos,essa era a exigência  do nosso poeta (não vamos rotula-lo como fútil, todos têm suas exigências né?! rs) . Veio a falecer com aproximadamente sessenta anos, mas antes deixou claro o que gostaria que fosse escrito no seu epitáfio : ”Eu, que aqui jazo, o poeta Nasão, cantor dos doces amores, pereci por causa do meu talento; mas tu, que passas, quem quer que sejas, se alguma vez amaste, não hesites em dizer: que os ossos de Nasão repousem suavemente."

Eu o acho incrivelmente romântico (sem ser ingenuo demais), esse foi um dos motivos que me levaram a ler seu livro A arte de amar, que fala sobre o relacionamento amoroso, e dá algumas dicas para os apaixonados. Eis aqui a primeira frase do livro: Se alguém deste povo desconhece a arte de amar, que leia este poema e, uma vez por ele instruído, ame". Mas sobre isso pretendo falar no próximo post...

5 comentários:

  1. Nossa que livro velho, caraca deu pra entender a linguagem daquela época? As vezes sofre com algumas palavras da Jane Austen rsrs, fiquei mega curiosa com o livro mas acho que vai ser muito complicado achar um desses pra eu ler

    Bem vinda de volta e não suma por muito tempo sinto saudades dos seus escritos

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi.
    Bem vinda de volta. Torço para que você não pense mais em desistir.
    Adorei o post. Fiquei interessada em conhecer mais sobre a vida do autor. Aguardo o post sobre o livro.

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ovidio, caraca achei mais uma pessoa que já tenha lido Ovidio nessa vida, é dificil encontrar viu, e seja bem vinda de volta a blogosfera!


    Me visita também: http://estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda de volta! =) Ah, tô seguindo você.

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Nossa o livro é mega antigo..rsrs, mas parece ser bem legal..quem sabe um dia eu o leio.

    Beijokas!

    Fê! Amoe Literário.

    ResponderExcluir