segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia dos pais - Pinóquio de Carlo Collodi


Carlo Lorenzini foi um teólogo italiano nascido em 1826. Ele adotou o pseudônimo Collodi pois fora o nome do vilarejo onde sua mãe nasceu.
Antes de ler seu livro assisti o filme,que é lindinho demais e notei que há certas diferenças;  já no começo,onde a madeira tem personalidade antes mesmo de ser moldada,e o Pinóquio é mais velho no livro do que no filme.
Antônio,também chamado de mestre cereja - pois seu nariz está sempre avermelho é o pai de Pinóquio, e no decorrer do livro ensina várias lições a ele como: o quanto é necessário estudar e que nunca devemos desperdiçar alimento algum.
E além desse pai maravilhoso Pinóquio conta com a ajuda do Grilo Falante, que é descrito como paciente e filosofo , e que sempre dá conselhos para o boneco de madeira,a fim que ele se torne um menino de verdade.
Ontem foi dia dos pais e quero recordar de como é importante ouvir os conselhos dos mais velhos,principalmente quando se trata de nossos pais,que são pessoas que se importam com a gente . Se Pinóquio o tivesse ouvido não se prejudicaria tanto no decorrer do livro. 
E outro grande defeito de Pinóquio, e que talvez pode ser o nosso, é que ele era extremamente influenciado pelos amigos. Amigos esses que só pensava em diversão e fazia os conselhos do pai de Pinóquio ( sobre trabalho e estudo etc.) soar enfadonho e careta. Outra coisa que é importante nós lembrarmos também é que pai é aquele quem nos cria, no caso do boneco de madeira foi o antes solitário Mestre Cereja, que criou e amou aquele "pedaço de madeira" como se fosse filho do seu sangue. Espero que todos tenham tido um bom dia dos pais! 


6 comentários:

  1. Esse era um dos meu desenhos e um dos meu filme favoritos! Gosto muito da estória do Pinóquio...deu até saudade daquela época! Rs!
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Pinóquio, uma história fascinante *-* Eu amei essa imagem que você colocou, bons tempos hein =(

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Amei a relação do Pinóquio com o dia dos pais, realmente devemos escutar os conselhos eles sabem mais que nós.

    Você esta escrevendo cada dia melhor, parabéns

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas é definitivamente uma história interessante, e faz todo o sentido relembrá-lo nessa data.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oii Gabi, deixei um selinho pra você lá no meu blog, curte lá =D

    http://2bookgirls.blogspot.com.br/2012/08/tag-11-perguntas-literarias.html#comment-form

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post!!
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir