terça-feira, 31 de julho de 2012

Sacrificando-se por amor - A Sereiazinha de Hans Christian Andersen

Pra quem não sabe eu amo filmes,desenhos e livros infantis. E quando era crianças amava A Pequena Sereia da Disney ,o assistia várias vezes por dia.Gostava do colorido do desenho,das músicas e é claro da historia. E ainda hoje o assisto e não me canso, não só porque a história é bonita,mas porque lembra a minha infância. Quantas brincadeiras minhas girou em torno dessa temática,quantas vezes fui dormir imaginando como seria o mundo debaixo da água e como eu queria ser bonita e corajosa como ela quando crescesse.
Isso me levou a pesquisar sobre o filme que eu descobri posteriormente que foi inspirado em um dos contos do Hans Christian Andersen (o mesmo escritor do Patinho feio) e que a Disney mudou algumas coisas ao adapta-lo para o cinema.
 Li o conto completo  hoje na internet ( se vocês se interessarem acham facilmente pra baixar),e o achei uma linda historia de amor.A história fala sobre sacrifícios feitos em nome desse sentimento tão bonito. A sereiazinha abre mão da família, da sua longa vida (poderia viver até 300 anos) e a coisa que ela mais prezava que era sua voz, apenas para ter uma chance de conquistar o príncipe humano.E para isto acontecer precisava pelo menos de um par de pernas, então ela fez um acordo com a bruxa do mar,que disse que se o príncipe não se apaixonasse e casasse com ela,ela viraria uma espuma do mar (algo que era pior do que a morte).
E quando a Sereiazinha recebeu o tão esperado par de pernas desmaiou de tanta dor,e os seus pés doíam tanto que era como se estivesse andando sobre espinhos (o que fazia parte do acordo com a bruxa).
E será que o príncipe humano se apaixonou por ela (ou será que ela virou uma espuma do mar)? Valeu a pena esforço? Você se sacrificaria, largaria tudo por amor?

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."
1 Coríntios 13:1-2

8 comentários:

  1. Creio que sim!
    piakpak

    Bacio, Selene Blanchard
    MODA E Eu
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não largaria TUDO por amor! asuauhshahs'
    Tudo é muita coisa.
    engraçado você mencionar que esse era seu conto preferido *-*
    Esse era o que eu menos gostava. ahsuhauhsuhahs'

    Beijos, flor!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho.
    Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu,
    seguir e claro deixar sua opinião.

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    Adoro contos de fadas!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou uma romântica incurável, então com certeza!
    Também amava A Pequena Sereia quando era menor, e até hoje amo os contos de fadas, principalmente os originais que são um pouco diferente dos que conhecemos pela Disney.

    Beijos e parabéns pelo blog,
    http://paraisocaotico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li esse conto..masa não lembro direito..rs!
    Eu não gostava muito desse não, tanto que nem lembro direito do filme.
    Mas como sou romântico, acho lindas essas estórias!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu também já li essa estória, foi um choque pois não acaba como eu queria que acabasse, na verdade quase todos (se não for todos)os filmes da disney são diferentes das estórias verdadeiras, normalmente elas sempre acabavam tristes e as mocinhas não terminavam com o príncipe encantado vivendo felizes para sempre. Você escreve muito bem ^^ que lindo post, parabéns XD

    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá eu também gosto muito da pequena sereia tem varias versões para o fim mas quase todos são tristes e o príncipe não casa com ela tem uma versão que ela vira tipo um anjo ou fada e fica vagando pela terra a cada casal bem sucedido diminui a pena dela em um dia e a cada lagrima derramada por causa de decepções amorosas aumenta um minuto na pena, pobre sereia hehe

    bjos

    ResponderExcluir