sexta-feira, 27 de julho de 2012

Medo de crescer - Peter Pan e Wendy de J. M. Barrie


Quando criança assim como Peter Pan não queria crescer,muitas meninas na minha idade (as vezes até mais jovenzinhas) já passavam esmalte e maquiagem, mas para mim não havia nada no mundo dos adultos que me despertasse o interesse. Até porque os adultos muitas vezes passam a ideia de que por terem crescidos não são tão felizes como nos que somos crianças. Quem nunca ouviu quando pequeno seus pais (ou algum outro adulto) dizerem, "aproveita bem sua infância pois é a melhor fase da sua vida,depois você vai sentir muita falta" ?. Bom, a Sra. Darling diz algo parecido a Wendy,como podemos ver já no primeiro capitulo :

“Todas as crianças crescem, exceto uma. Elas logo descobrem que vão crescer, e Wendy descobriu assim: Um dia, quando tinha dois anos de idade, ela estava brincando num jardim e colheu uma flor a mais e correu com ela até sua mãe. Acho que Wendy devia estar mais graciosa do que nunca, pois a sra. Darling levou a mãe ao coração e exclamou:
- Ah, bem que você poderia ficar assim para sempre!
Isso foi tudo o que houve entre elas em torno do assunto, mas dali em diante Wendy soube que iria crescer. Todo mundo sabe, depois de fazer dois anos. Dois é o começo do fim” 


 Depois desse tipo de comentário comecei a observar como era a vida de adulto ( porque até então não pensava que aquilo ia passar) e não me conformava com suas formas de diversão,suas conversas, enfim , para mim o modo de viver deles era completamente enfadonho comparado ao meu mundo.

E é exatamente esse dilema que Peter enfrenta!

Dialogo de Peter ,Sra. Darling e Wendy :
" - A senhora me mandaria para a escola? - Sim. - E depois para um escritório? - Acho que sim. - Eu logo me tornaria um homem? - Bem logo. - Eu não quero ir para a escola e aprender coisas solenes - ele falou veemente- Não quero ser um homem. Ah, mãe da Wendy, se eu acordasse um dia e sentisse uma barba crescendo no meu rosto! - Mas onde é que você vai morar? - Vou morar com Sininho na casa que construímos para Wendy (...). Vou me divertir tanto - Peter disse olhando de soslaio para Wendy. - Vai ser um tanto solitário a noite - ela disse -quando você se sentar perto do fogo. - Sininho vai estar comigo. - Ela não serve para nada, não ajuda em nada -Wendy lembrou, com certa maldade (...). - Não importa- Peter disse. - Ah, Peter, você sabe que importa. "




James Barrie o criou para que nos servisse de inspiração, porque todos nos temos um pouco "de Peter" não querendo responsabilidades e sim nos divertir do nosso modo , alias, porque deveríamos abrir mão dos nossos desejos,de fazer o que queremos na hora que queremos por causa dos outros (sociedade,família,amigos etc.)?.

 E é essa irresponsabilidade faz de Peter um personagem extremamente egoísta, e em algumas partes até odioso por causa disso, no mundo dele só existe ele e suas vontades.

Pra quem não leu o livro aconselho que o faça,pois lá mostra várias coisas que nas adaptações não encontramos - nos mostra as consequências de nunca querer crescer/amadurecer,mostra como pessoas assim são sozinhas.

Quando eu era menino, agia como menino, discursava como menino. Mas quando cheguei a ser homem, deixei as coisas de menino (I Cor.13:11).


10 comentários:

  1. ENCOMENDAR LAYOUT É MUITO BOM,EXPERIMENTE ENCOMENDAR E TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR :D

    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Gabi. :)

    Amei o seu texto.

    Eu adoro Peter Pan, acho simplesmente lindo a história.
    Vivia falando que ia fugir com ele.

    Enfim.. Amei. Parabéns!!

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem?

    Adorei. Eu gosto muito de peter pan.
    Parabéns vc escreve muito bem.

    !

    Bjos http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola gostei do seu blog, quando eu era criança eu queria é brincar e nada de virar adulta cedo demais, eu ainda sou meio moleca mas com as responsabilidades da idade, eu acredito que possamos ser felizes não importa a idade

    bjos e sucesso

    http://oincrivelmundodapotinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, tudo bom?
    Eu adorei teu blog, e como fã do Peter Pan, amei esse texto *-*
    Como queria ser criança novamente... rs

    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto!
    :D

    Bacio, Selene Blanchard
    MODA E Eu
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  7. Que post liiiiindo, amei ^^
    Sempre quis ter o livro de Peter Pan, mas toda a vez que vou comprar sempre acho aquelas adaptações para crianças ¬¬
    Estou te seguindo XD
    Beijos

    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post!
    Beijos amore.

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Antes de ontem fui requisitar esse livro na biblioteca ^^ ainda não comecei a ler porque tenho outros na frente, mas fiquei ainda mais curiosa
    Love, Fofocas Literárias & Fofoca Feminina

    ResponderExcluir